sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Senhora da Graça / Samorinha







2 comentários:

  1. Pela sua beleza do lugar o do deslumbrar da paisagem, este sim um lugar digno de uma intervenção pelas entidades eleitas da Freguesia e Municipio. O que foi feito no Pinocro da Fonte Loga deveria era ter sido feito neste lugar. Senhores politicos se querem por o concelho de Carrazeda de Ansiães no mapa, olhem para o turismo olhando por este e outros lugares bonitos do nosso concelho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hä jä algum tempo que me dedico a recolher o historial referente à Ermida de Nossa Senhora da Graça, no lugar de Samorinha, desta freguesia de Carrazeda de Ansiäes. Faço-o por devoçäo, e talvez tambëm por dever, visto a famïlia materna do meu pai, sua mäe Maria Isabel Inäcio, ser natural de Samorinha e sempre muito devota Daquela que foi a Portadora da Graça-Jesus Cristo!
      A actual capela foi benzida no ano de 1945 sendo Päroco o Rev.mo Padre Virgïlio Augusto Cirne Vila Velha.Esta, elegante e espaçosa, substitui outra capela bem mais pequenina, mas com arco cruzeiro e pequeno alpendre. Sabe-se, atravës das "Memörias Paroquiais de 1757", que a Ermida da Senhora da Graça da Samorinha ë jä antiga! De salientar que a Senhora da Graça era outrora a grande devoçäo mariana das gentes do planalto de Ansiäes. A Capela da Senhora de Fätima de Carrazeda somente foi inaugurada no Ano Santo de 1950 e a Capela da Senhora da Saüde dos Mogos no de 1954.
      Sendo o alto da Senhora da Graça o ponto mais alto de todo o nosso concelho de Carrazeda de Ansiäes, Ela sim deveria ser oficialmente proclamada Padroeira do mesmo Concelho!
      A imagem da Senhora da Graça ë uma graciosa imagem de roca, isto ë, de vestir. Tëm as duas mäos estendidas em atitude de acolhimento e de prestar auxïlio ao crente.
      Nesta minha procura, apelo a todos aqueles que possuem fotografias antigas, estampas antigas, memörias antigas da Ermida de Nossa Senhora da Graça e que generosamente queiram partilhar com o meu modesto trabalho, o façam para o mail: carlos.raimundo@hotmail.com; 968622934. Bem Hajam!

      Eliminar